sexta-feira, 6 de março de 2015

O português é nosso amigo #1

Todos os dias (mas mesmo todos os dias e não é um exagero) ouço ou leio coisas que me dá vontade de estar constantemente a corrigir.
Pois bem, acho importante esclarecer algumas coisas para vosso bem (e para o meu também).

O tema de hoje é: Obrigado ou obrigada?
Sabem ao que me refiro? Isso mesmo! Como agradecer devidamente a alguém. A verdade é que tal varia conscoante quem está a agradecer e não a quem se está a agradecer! (se bem que, em alguns casos que ouvi e li, isso nem faz diferença...)
Quando tento corrigir alguém a verdade é que nunca levo a minha missão até ao fim porque, simplesmente, não sei justificar apropriadamente. E, para não correr esse risco hoje, decidi pesquisar e nada melhor do que fazê-lo no site da Priberam.
Ora então, e citando a Priberam, "quando obrigado é usado como forma de agradecimento, entende-se tradicionalmente que se trata de um uso adjectival, e por isso muitos gramáticos aconselham que o adjectivo deve concordar com o sujeito que se exprime: obrigado, se se tratar de um sujeito masculino; obrigada, se se tratar de um sujeito feminino; obrigados, se se tratar de um sujeito masculino plural e obrigadas, se se tratar de um sujeito feminino plural.". Ok? :)
Obrigada! :)

2 comentários:

  1. Como te compreendo!! :) Também me custa muito ouvir certos e determinados pontapés no português!

    Comecei a seguir o teu blog :) passa no DreamCate.

    http://dreamcate.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E este é só um dos muitos pontapés...!

      Obrigada :) Segui de volta *

      Eliminar