terça-feira, 14 de abril de 2015

Dieta da banana: sim ou não?

Noutro dia, andava eu a passear pela web, e dou de caras com um artigo sobre uma dieta que consistia na ingestão de uma banana e água morna ao pequeno-almoço.

Surgiu no Japão, em 2008, pelas mãos de um especialista em medicina preventiva e uma farmacêutica. A dieta da banana matinal ganhou popularidade porque a banana proporciona maior saciedade e possui enzimas, fibras e nutrientes que ajudam na digestão, auxiliando na perda de peso.
A água morna, misturada com a banana, forma um tipo de gel que preenche o estômago, causando saciedade prolongada.
As restantes refeições devem ser feitas normalmente (à excepção de doces e sobremesas) e jantar até às 20 horas. Nesta dieta, o tempo de sono é muito importante, e devemos ir dormir até à meia-noite. O exercício físico não é obrigatório mas, mesmo com pouca vontade, cai sempre bem uma caminhada de 30 minutos.

Esta dieta tem do seu lado o facto de ser super simples e contar com um alimento base de excelente valor nutricional.
Contudo, a dieta da banana tem alguns factores contra: comer apenas banana desfalca o consumo de outros nutrientes importantes para uma alimentação equilibrada no começo do dia.
O facto de ser completamente proibido comer o que quer que seja depois do jantar também pode ser prejudicial. São muitas horas em jejum quando o ideal é comer a cada 3 horas refeições leves e saudáveis e praticar exercício físico regularmente. Isso mantém um bom funcionamento do metabolismo e facilita um emagrecimento mais saudável.


Pessoalmente, esta dieta da banana não me convence muito. Prefiro uma alimentação saudável, variada e equilibrada, aliada ao desporto.

Alguma de vocês já experimentou ou conhece alguém que tenha experimentado esta dieta? Partilhem a vossa experiência e digam de vossa justiça.

4 comentários:

  1. Olha eu fiquei muito curiosa confesso :) Mas não deve ser muito equilibrada para o organismo!

    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | YOUTUBE CHANNEL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, também acho... Daí querer ouvir uma experiência na primeira pessoa... Acho que me vou manter na minha dieta "normal" ;)

      Eliminar
  2. Não me convenceu...prefiro comer de tudo mas sem exageros!

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar