terça-feira, 31 de março de 2015

Leite: sim ou não?

"Bebe leite que faz bem!" ouvia eu imensas vezes... Mas agora já não sei se será assim. Tenho lido montes de coisas sobre o mal que o leite pode fazer aos adultos.
Parece que devemos controlar a ingestão deste alimento pois o seu consumo excessivo estará associado a problemas de saúde, como doenças coronárias.
Li que os malefícios apontados são proporcionais à quantidade de leite ingerida, ou seja, por um adulto ingerir um copo de leite por dia não quererá dizer que esteja, automaticamente a prejudicar a sua saúde.
E parece que até aquela história de ter muito cálcio para prevenir a osteoporose está ultrapassada, porque os nossos ossos deslocam parte do cálcio para neutralizar a acidez do estômago.

Mas eu não percebo muito disto. O nutricionista Nuno Velho Cabral explica tudo aqui, leiam lá.


Eu nem consumo muito leite, normalmente ingiro apenas um copo por dia. Se me mantiver nesta média acho que fico bem ;)
Já pensei em experimentar outra opções, como os leites de soja, com amêndoa ou côco, mas ainda estou na fase do "vai, não vai".

Vocês bebem muito leite?

10 comentários:

  1. Eu ingiro um copo por dia, mas a minha mãe bebia muito leite e agora já não pode beber mais, devido a um problema causado pelo mesmo no fígado. Beijinhos e visita o meu blog! :) Pequena no Mundo

    ResponderEliminar
  2. Eu não tomo mais leite de vaca, substituí por leite de coco. Quando feito em casa, tem o mesmo gosto de leite de vaca e faz super bem para saúde.

    ResponderEliminar
  3. Eu não tomo leite nenhum, nem bebo iogurtes....não consigo mesmo.

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Sou intolerante à lactose, mas mesmo assim não dispenso o leite! Bebo leite sem lactose da mimosa e adoro. Gostei do post :) beijinho xx

    http://theeyesofamermaid.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. eu tornei-me intolerante há um ano para cá.
    xx
    adonadasushi.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Tenho um nutricionista amiga que já me avisou acerca do leite. Sinceramente custa-me mesmo muito a acreditar. Em primeiro lugar, porque nos é incutido desde sempre. E penso que já estamos automatizados para isso. Em segundo, porque adoro, adoro mesmo leite! Quem me der leite fresco no verão com um bolo, dá-me tudo. Sabe-me pela vida! :) mas esse amigo já me disse, que nem temos uma ínfima ideia dos malefícios do leite. Disse mesmo que, em adultos, é a pior coisa que podemos beber!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, também adoro leite fresquinho no Verão. É o melhor! Mas o mundo evolui e os estudos também, talvez por isso tenham descoberto tudo agora só agora...

      Eliminar
    2. Pois, também adoro leite fresquinho no Verão. É o melhor! Mas o mundo evolui e os estudos também, talvez por isso tenham descoberto tudo agora só agora...

      Eliminar